quinta-feira, 17 de outubro de 2013

a vida é um ciclo


Sempre que eu penso que as coisas estão finalmente a estabilizar, dá-se um terramoto que me rouba o chão de debaixo dos pés. Fica tudo turvo ao meu redor e sou atingida pela agonia de tudo o que eu não posso controlar. Quero acreditar que tudo isso acontece por um motivo, que a vida só nos oferece os desafios que nós somos capazes de superar, que após superar todas estas batalhas, seremos recompensados. Alimento-me desses pensamentos, batalhando um pouco mais todos os dias, na esperança que o dia de amanhã seja melhor. Encho-me de tudo aquilo que me ajuda a avançar e tento não olhar para o lado, com medo do que posso encontrar. O vazio onde devia estar alguém, mas onde ninguém se atreveu a ficar. Mas, por outro lado, não sei se todos estes pensamentos culminarão em algo positivo ou se apenas trarão mais desilusões ao meu coração. 
Quero acreditar que a vida é um ciclo perfeito, no qual estamos em constante movimento, percorrendo os mesmos traços circulares vezes incontáveis. Um ciclo no qual nunca permanecemos no mesmo ponto por muito tempo. A vida encarrega-se ela mesma de nos levar dos lugares mais inóspitos de si mesma para os mais luminosos, e o contrário. Nunca ficamos muito tempo no fundo, nem muito tempo no topo e é aí que está o segredo de tudo isto. Em aproveitar todos os momentos em que estamos no topo, apreciando cada segundo em que não estamos a ser arrastados para baixo de novo. Dar valor aos momentos simples, para que as alturas tormentosas não se façam de tamanha gravidade. Saborear cada sensação de paz momentânea, e esperar pelos dias dolorosos. 
Não mais me dou permissão para festejar demasiado os tempos calmos, por saber que estes são raros e que nunca duram muito tempo. Não me dou ao luxo de pensar que assim será para sempre, pois todos os dias põem em risco tudo o que tenho. As coisas estão serenas agora, mas talvez isto seja apenas o cansaço a manifestar-se na minha perceção das coisas e quem sabe o dia de amanhã não trará de novo as lágrimas. Tudo o que posso fazer agora, é aproveitar para recarregar as baterias para mais uma batalha sangrenta. Desfrutar do que este momento me ocupa e esperar pelo que aí virá. 
Pacientemente.

6 comentários:

  1. Por vezes parece mesmo que a vida nos quer trocar as voltas todas de propósito! Quando algo começa a correr bem lá acontece outra coisa e começa tudo a correr mal :\

    ResponderEliminar
  2. Escreves muito bem.
    É verdade o que dizes, há sempre muitos altos e baixos e temos de nos habituar a isso e não nos deixarmos ir abaixo nos momentos maus, porque bons tempos virão! Lutar sempre.

    ResponderEliminar
  3. A vida nunca pára e essa é a parte boa. Podemos estar muito mal num dia e no outro as coisas melhorarem. Agarra-te a isso sim? :) A vida está em constante mudança!

    ResponderEliminar
  4. Identifico-me imenso com este texto :)

    ResponderEliminar
  5. Dou-te os meus parabéns, escreves lindamente!

    ResponderEliminar
  6. É tão complicado tentar ajudar-te quando escreves de forma tão vaga e pouco concreta. De qualquer forma, acredito na frase 'A vida nunca nos dá mais do que o que conseguimos aguentar'. Tu consegues

    ResponderEliminar

"Se há um livro que queres ler, mas que ainda não foi escrito, então deves ser tu a escrevê-lo."